Dicas para evitar os sintomas da menopausa

Muitas mulheres confundem a menopausa e o período de climatério. A menopausa é a última menstruação da mulher, geralmente sendo diagnosticada até um ano depois. Já o climatério é o período antes da menopausa, que segue até o fim da vida da mulher. Enquanto a menopausa é entre os 45 e 55 anos, o climatério tem as primeiras mudanças no corpo por volta dos 40 anos.

Nessa fase, é normal as mulheres sentirem alguns sintomas, variando de mulher para mulher e de fatores genéticos. De acordo com a ginecologista Fernanda Escopelli, a maioria das mulheres irá apresentar pelo menos um dos sinais nessa fase do fim reprodutivo. Os mais comuns são os fogachos (ondas de calor), distúrbios do sono, depressão e secura vaginal.

Mas calma!

Há como amenizar os sintomas, seguindo algumas dicas:

● Investir numa dieta balanceada e combater o sobrepeso

● Não fumar

● Praticar exercícios físicos com frequência

● Usar lubrificantes vaginais nas relações sexuais

● Consumir alimentos ricos em vitamina C

Além disso, é possível fazer a terapia de reposição hormonal, que consiste em inserir as substâncias que pararam de ser produzidas pelo corpo. Nesses casos, é preciso procurar um ginecologista para avaliação e análise da necessidade de um tratamento medicamentoso, caso isso venha atrapalhando a qualidade de vida do paciente.

Na Mirabile, nós também contamos com tratamento de laser intravaginal, a mais moderna alternativa de melhora de queixas íntimas. Marque uma consulta com um dos nossos profissionais. É só ligar para (51) 3335-3388 ou enviar um e-mail: falecom@espacocom.com.br. Até logo!

Responsável técnico: Filipe Menchen (CRM-RS 25.857) e Fernanda Escopelli (CRM-RS 29.171)