top of page

Confira sete benefícios de uma boa noite de sono para a sua saúde



Nada melhor do que chegar após um longo dia e poder descansar com uma profunda noite de sono, não é mesmo?


Além de recuperar as energias, é durante o sono que o corpo trabalha para equilibrar nosso sistema imunológico, endócrino, neurológico e diferentes outras funções. Por isso, dormir bem é fundamental para a nossa saúde.


Os efeitos em nosso organismo são imediatos ao dormir menos do que deveríamos ou dormirmos mal. Algumas consequências são a falta de disposição, dificuldade de concentração e menor retenção de informações, desorganização do nosso metabolismo e produção de hormônios e propensão a desenvolver algumas doenças.


Por isso, listamos alguns dos benefícios que uma noite bem dormida pode fazer pela sua saúde. Confira:


1. Reduz o estresse

Durante o sono, o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina, contribuindo para diminuir o estresse.


2. Melhora a pressão arterial e a circulação sanguínea

As funções vitais, como as cardiovasculares, funcionam melhor quando respeitamos a quantidade de sono que nosso corpo e organismo precisam para se recompor.


3. Melhora o humor

Dormir bem durante a noite nos deixa mais contentes e bem-dispostos. Já uma noite de sono ruim provoca agitação, irritabilidade e mau humor, podendo até contribuir para o desenvolvimento de transtornos de humor, como depressão e ansiedade.


3. Ativa a memória

Dormir bem permite que o cérebro processe melhor novas experiências e conhecimentos, melhorando a memória.


4. Estimula o raciocínio

Uma noite mal dormida pode afetar a cognição, a atenção e a tomada de decisão. Com a mente sem descanso, há a imediata diminuição da capacidade cognitiva e redução da atenção e concentração.


5. Previne o envelhecimento da pele

Dormir bem ajuda a rejuvenescer a pele, pois é a noite que as células da pele se renovam e produzem melatonina, ajudando a prevenir o envelhecimento.


6. Controla o apetite

Durante o sono, o corpo produz o hormônio leptina, responsável pela sensação de saciedade. Pessoas com apneia do sono e insônia podem sentir mais vontade de comer pela carência dessa substância.


Gostou? Adote agora mesmo uma rotina de sono e sinta os benefícios que isso fará para você!


Em caso de qualquer dúvida, agende uma consulta com um médico especialista. É só ligar para (51) 3335-3388 ou enviar um e-mail: falecom@espacocom.com.br. Até logo!


28 visualizações0 comentário
bottom of page