Varizes são veias superficiais e dilatadas que revelam uma alteração funcional da circulação sanguínea do organismo. Estatísticas da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) indicam que 38% dos adultos convivem com ela. No público feminino, a incidência é ainda maior: 45% apresentam a condição. Caso não tratadas, essas dilatações podem provocar dor e trazer riscos à saúde.
Aspectos como gênero, idade e predisposição genética influenciam diretamente o surgimento de varizes no corpo. No entanto, alguns fatores de risco podem ser evitados. Confira o que mudar para prevenir o problema:
Sedentarismo
A ausência de atividades físicas na rotina é uma malfeitora quando se quer afastar o aparecimento de veias dilatadas no corpo. Exercícios estimulam o sistema circulatório e podem ajudar a prevenir o problema.
Imobilidade
Quem passa muitas horas do dia sentado precisa adotar um tipo de exercício que facilite a contração e o relaxamento da panturrilha, de modo a auxiliar o bombeamento de sangue de volta para o coração.
Obesidade
O sobrepeso, a pressão alta e os diabetes são responsáveis por sobrecarregar o sistema circulatório, reforçando o risco do desenvolvimento de varizes. A explicação é bastante simples: assim como o volume sanguíneo dentro das veias aumenta, o mesmo acontece com a sua dilatação.
Tabagismo
O cigarro contém mais de 4,7 mil substâncias tóxicas e deixa o sangue com consistência mais densa, facilitando o acúmulo nas veias dos membros inferiores. Largar o hábito é sempre a melhor escolha quando o assunto é a saúde do organismo.
Você tem predisposição para o aparecimento de varizes? Agende uma consulta conosco para indicarmos um tratamento de acordo com as especificidades do seu caso. É só ligar para (51) 3335-3388 ou enviar um WhatsApp para (51) 99290-1767. Se preferir, também estamos disponíveis através do e-mail falecom@espacom.com.br. Até logo!
Commentaires