top of page

Mitos e verdades sobre hemorroidas



O coloproctologista da Clínica Mirabile, Dr. Enrico Sfoggia, levantou alguns dos principais mitos e verdades sobre hemorroidas. Veja quais são:


Comer muita pimenta pode causar hemorroidas


MITO Não há nenhum estudo científico que comprove essa crença. No entanto, para quem já está com hemorroidas, é prudente evitar a pimenta, já que é um condimento irritante para tecidos inflamados.


Ficar longos períodos no vaso sanitário aumenta o risco de hemorroidas


VERDADE – Posições corporais que exerçam pressão no abdômen e, consequentemente, no ânus, elevam o risco de dilatar as veias dessa região, causando as hemorroidas. Isso pode ocorrer em pessoas obstipadas (prisão de ventre), que forçam para defecar, ou nas gestantes. Na gravidez, o peso do feto na barriga da mãe pressiona a região abdominal.


Verduras e legumes ajudam a evitar hemorroidas


VERDADE – Seguir uma dieta rica em líquidos e fibras, o que inclui verduras, legumes e alimentos integrais, ajuda a regular o funcionamento do intestino, diminuindo a pressão sobre a região anal durante as defecações e mantendo uma consistência “macia" das fezes. O fluxo médio de defecações pode variar bastante de uma pessoa para outra. Geralmente, o mínimo é de uma ida ao banheiro num período de até três dias, e o máximo, de três idas ao banheiro num mesmo dia.


Hemorroidas podem causar câncer


MITO – Não existe nenhuma relação de causa entre as duas doenças. O que pode acontecer é que o indivíduo atribua qualquer sangramento à presença da hemorroida, e deixe de dar atenção a um possível sinal de câncer. A presença de sangue no ânus ou nas fezes nem sempre é sinal de hemorroida e pode ser um sinal de câncer. Por isso, diante desses sinais, devemos procurar ajuda médica com urgência.


Limpar-se com papel higiênico é contraindicado para quem tem hemorroidas

VERDADE – Isso também vale para quem não tem a doença hemorroidária. Embora o uso de papel higiênico não possa causar hemorroidas, ele não é eficiente para a higienização anal e, ao ser usado repetidamente, pode esfolar e traumatizar a região. Lenços umedecidos tendem a trazer menos danos, mas a indicação correta é a higienização com água e sabão para todas as pessoas.


Sexo anal pode causar hemorroidas?


MITO – Ele pode provocar fissuras e pequenos traumas, mas não hemorroidas.


Fonte: Hospital Sírio-Libanês

48 visualizações0 comentário
bottom of page