top of page

Curta as festas de fim do ano sem culpa: dicas para desintoxicar


Natal e ano novo são sinônimos de fartura de comida e bebida, diversão e muito prazer. Muitos deixam de lado a dieta e se jogam nos excessos das ceias de Natal e Ano Novo.

De acordo com a nutricionista, Débora Schneck, é um momento de se permitir e comer coisas diferenciadas, mas não necessariamente em excesso.


Além disso, ela ressalta que não é uma boa ideia pular outras refeições nos dias das festas para se guardar para a ceia: “Isso faz com que a gente chegue na ceia com muita mais fome e aí exageramos.”, explicou.


Essa saída da rotina ligada ao alto consumo de mais de um tipo de proteína (peixe, peru, tender) e a mistura de vários carboidratos (arroz, farofa, bolo) pode ser prejudicial a saúde e ainda contribuir para o aumento de peso.


De acordo com o Gastroenterologista, Dr. André Wortmann, os principais sintomas desses excessos são: azia, regurgitação, dor de estômago, náuseas, plenitude gástrica e distensão abdominal. Ele ressalta que esse período de festas é propício ao surgimento de sintomas digestivos ou agravamento de problemas já existentes. “O maior risco são os casos de pancreatite aguda, hepatite alcoólica em indivíduos com predisposição e intoxicação alimentar” afirmou.


Uma dica para não cair na tentação e exagerar, é abrir mão de alguns pratos. No entanto, sabemos que isso é difícil nessa época e o resultado disso é o peso na consciência. Meteu o pé na jaca?


Nós separamos algumas dicas para desintoxicar o organismo após as festas e iniciar um processo de detox:


● Cortar ou diminuir da dieta o consumo de carne vermelha, leite e derivados, glúten, cafeína e álcool
● Reduzir o consumo de sal, alimentos processados e industrializados que contribuem para o inchaço
● Seguir com hábitos de alimentação balanceada com verduras, legumes e carboidratos integrais
● Apostar em sucos detox, principalmente os que contenham em sua receita: couve, limão, beterraba, gengibre, tomate, laranja
● Retome a rotina de exercícios para que o corpo se recupere das calorias e libere as toxinas
● Inclua alimentos termogênicos na dieta, como é o caso do gengibre, canela e chá verde
● Apostar em frutas e vegetais ricos em vitaminas e minerais podem ser uma ótima pedida

Para a nutricionista Débora, a maior dica é: priorizar as refeições mais leves, abusar de saladas cruas, carnes brancas e principalmente: beber muita água. “O ideal é se permitir com moderação e depois retornar para a dieta normal”, reforçou.

30 visualizações0 comentário
bottom of page