Confira os cuidados especiais que as mulheres devem ter em cada fase da vida



As mudanças no corpo, ciclos menstruais e produção de hormônios, fazem com que as mulheres passem por fases que merecem atenção especial. A adolescência, fase adulta, menopausa e pós-menopausa tem suas características e precisam de cuidados específicos, você sabia?


Vamos lá, nós vamos te contar tudo!


-> Na adolescência, é recomendado as primeiras visitas ao ginecologista para acompanhar as mudanças do corpo. É preciso um maior cuidado com a higiene íntima e é indicado realizar a vacina contra o HPV, que protege do câncer de colo de útero. Além disso, deve-se diminuir o consumo de gorduras e açúcares, que pode levar ao aumento da oleosidade da pele e o surgimento da acne.


-> Já a fase adulta é marcada pelo início da vida sexual, gravidez e propensão a desenvolver algumas doenças. Por isso, é recomendado que as idas ao ginecologistas sejam mais frequentes. O ideal é que ocorra pelo menos uma vez ao ano para realização de exames preventivos. Deve-se apostar em uma alimentação saudável e prática de exercícios para evitar a obesidade e problemas cardiovasculares, assim como evitar a osteoporose.


-> Na Menopausa ou Climatério, há um grande desequilibro hormonal. Deve-se continuar visitando o ginecologista com regularidade. A mamografia entra na rotina dos exames e o Papanicolau segue recomendado até os 64 anos. Em função da redução de colágeno e elastina, a pele fica mais seca. É indicada a ingestão de vitaminas orais e aplicação de cremes.


-> Por último, a Pós-menopausa é marcada pela parada da menstruação e pode favorecer doenças como o câncer de endométrio. Nessa fase, o cuidado com a alimentação é essencial para evitar doenças como a diabetes. Além disso, os danos causados pelo sol, maus hábitos e poluição ficam mais evidenciados na pele. Deve-se apostar em hidratantes ricos em lipídeos.


Vale lembrar que as visitas a um médico especialista e acompanhamento são essenciais em qualquer fase da vida! Em caso de qualquer dúvida, agende uma consulta com um médico especialista. É só ligar para (51) 3335-3388 ou enviar um e-mail: falecom@espacocom.com.br. Até logo!

22 visualizações
  • Favicon-01
  • Prancheta_1_cópia_2x
  • Prancheta 1_2x
  • whats-02
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone