Endocrinologia
Saúde é estar de bem com a vida.
Saiba com quem contar:
Dra. Suzana Coelho de Lavigne
Endocrinologia - RQE 18.518
CRM 26.236
Regular e ajustar o metabolismo auxilia não apenas na saúde, mas também no bom humor, bem-estar e percepção do próprio corpo. Nossa equipe multidisciplinar trata e previne sintomas ligados aos hormônios, peso, diabetes e alterações da tireoide. Vai muito além da obesidade: jovens podem consultar um endocrinologista para falar sobre os hormônios sexuais, excesso de pêlos ou distúrbio da menstruação, por exemplo. O objetivo é restabelecer o equilíbrio das funções do corpo para evitar que doenças apareçam - ou se agravem.
Colesterol e triglicerídeos
Muitas pessoas se confundem com o colesterol e os triglicerídeos: ambos são substâncias presentes no corpo humano e seus níveis são afetados pelo o que comemos. A grande diferença entre eles é que os triglicerídeos alteram-se pela quantidade de calorias, enquanto o colesterol pela quantidade de gordura. Acompanhar constantemente as substâncias é essencial para a sua saúde.
Diabetes
Quando o nível glicêmico sobe no sangue, decorrente da falta do hormônio insulina (ou de um defeito na sua ação), o diabetes pode aparecer. As causas são diversas, mas a mais comum é a má qualidade da alimentação. Além disso, há tipos diferentes da doença. Converse com um de nossos profissionais para esclarecer suas dúvidas.
Distúrbios da menstruação
Os distúrbios da menstruação são as alterações anormais ao ciclo menstrual. Diversas condições acarretam isso, podendo apresentar sintomas como aumento do fluxo, muitos em intervalos regulares, ou até mesmo do número de dias do ciclo. Outros distúrbios fazem com que a paciente menstrue menos do que o normal, de forma irregular ou pare completamente. Nesses casos, quase sempre, um tratamento hormonal é o indicado, e deve ser receitado por um médico.
Excesso de pêlo
Homens e mulheres têm pêlos, no entanto, o excesso deles deve ser observado com cuidado. Fios escuros e grossos nascendo no rosto, tórax, abdômen e costas, principalmente em mulheres, são sinais dessa desordem hormonal, e aconselha-se procurar um médico para entender o tratamento adequado.
Obesidade
Considerada uma doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético. Por isso, deve ser tratada e acompanhada. O excesso de gordura pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2, doenças do coração, pressão alta, artrite, apneia, derrame, entre outras.
Osteoporose
Osteoporose é uma doença metabólica, sistêmica, que acomete os ossos, e ocorre principalmente em mulheres - embora homens também possam apresentar sintomas. Com a menopausa e a consequente redução do estrógeno, o corpo passa a formar menos material ósseo novo e os ossos acabam ficando mais fracos e finos, sujeitos à fraturas. Indicamos buscar ajuda médica para repor as substâncias necessárias, além de manter uma dieta adequada.
Tireoide
A tireoide fica localizada no pescoço. Esta glândula regula funções fundamentais do coração, cérebro, fígado e rins - mas, quando não funciona direito, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente. Consulte um de nossos especialistas e veja em que casos podemos ajudar.