Clínica Mirabile - Serviços ›› Cirurgia Vascular ›› Escleroterapia de Varizes com Espuma Densa
Buscar no site Clínica Mirabile
Serviços
Voce está em ›› home ›› Serviços ›› Cirurgia Vascular ›› Escleroterapia de Varizes com Espuma Densa
Cirurgia Vascular
Escleroterapia de Varizes com Espuma Densa

Indicação:
Indicada para veias reticulares (diâmetro de 2-4mm) não conectadas ao sistema safeno e perfurantes. É imprescindível a avaliação prévia com eco Doppler venoso colorido.

Procedimento:
O desenvolvimento das tecnologias de produção de espumas esclerosantes teve início em 1939, com McAusland e em 1944-50 com Orbach, tendo enormes avanços desde então. Em 1994, o espanhol Juan Cabrera patenteou uma “espuma injetada” com gás carbônico e combinou os aspectos benéficos da escleroterapia com espuma com as possibilidades da orientação por ultrassom e vigilância em tempo real. Em 1999, o italiano Lorenzo Tessari apresentou a famosa preparação de uma espuma muito densa e cremosa com o uso de produtos medicinais padronizados (seringas comuns e uma torneira de 3 vias) e alguns movimentos de bombeamento, que hoje é mundialmente conhecido como técnica de Tessari, ou “Tessari-DSS” (double syringe system – sistema com duas seringas).

Realiza-se a punção da veia com agulha e a injeção da substância esclerosante na forma de microespuma (espuma densa) pela técnica de Tessari. A espuma com o esclerosante entra em contato com a parede da veia e ocorre a destruição das células, provocando a destruição da veia. Essa formará um cordão fibroso, que com o tempo será reabsorvido pelo organismo.

Duração:
30 minutos, em média.

Anestesia:
Não é necessário emprego de anestesia, realizada em consultório, em caráter ambulatorial.

Contra-indicações:
Absolutas: alergia conhecida ao esclerosante, doença sistêmica grave, trombose aguda de uma veia profunda, infecção local na área de escleroterapia, infecção generalizada grave, imobilidade prolongada e confinamento ao leito, doença arterial oclusiva periférica avançada (estágio III ou IV), hipertireoidismo (para esclerosantes que contém iodo), gravidez, forame oval patente sintomático conhecido.

Relativas:
Edema na perna não compensado, complicações tardias do diabetes, doença arterial oclusiva no estágio II, saúde geral precária, asma brônquica, diátese alérgica significativa, trombofilia conhecida, alto risco de eventos tromboembólicos, distúrbios visuais ou neurológicos após escleroterapia prévia com espuma.

Pós-procedimento:
Os pacientes poderão retornar às suas atividades laborais normalmente.

É necessário o uso de meias elásticas previamente prescritas pelo cirurgião vascular. O tempo de uso varia entre 1 e 2 semanas. As veias tratadas poderão formar um cordão fibroso abaixo da pele e um escurecimento da pele em cima do trajeto da veia. Esses sinais levarão um tempo (dias a meses) para desaparecer. Por esse motivo, é imprescindível esclarecer todos os objetivos (funcionais e estéticos) dos pacientes antes da escolha do método de tratamento.

Deve-se evitar a exposição ao sol durante o período de recuperação. Exercícios físicos intensos, depilação, sauna e banho quente prolongado deve ser evitado nas primeiras 24-48 horas.

Resultado:
A escleroterapia com espuma tem como objetivo a transformação definitiva da veia em um cordão fibroso, que será reabsorvido pelo organismo, com resultado funcional equivalente à remoção cirúrgica da veia varicosa. O resultado ocorre logo após a injeção do esclerosante sob forma de espuma na veia.

Lígia Caon Pereira – CREMERS 28259
Atua na área de Cirurgia Vascular.

Voltar

A Clínica Mirabile é uma empresa construída a partir da experiência médica multidisciplinar dedicada a dar atenção à saúde e à beleza de forma integrada.

Fundada em 2003, em Porto Alegre, é a tradução do modo como projetam profissionalmente suas carreiras os sócios Filipe Menchen e Suzana Lavigne.

Ao inter-relacionar especialidades médicas afins e áreas complementares, alcançam resultados que acreditam serem mais eficazes nas exigências de seus pacientes e ao equilíbrio desejado, quando

se trata de qualidade de vida e bem estar humano. Não por acaso, a expressão Mirabile, que do latim significa admirável, foi a eleita para nominar o centro de saúde.

Com infraestrutura de 500 metros quadrados planejados para unir funcionalidade e conforto, a clínica está localizada na rua Professor Langendonck, 117, no bairro Petrópolis, atendendo a pré-requisitos de segurança e acessibilidade.

Diretor Técnico: Dr. Filipe Menchen - CRM-RS 25.857

Marque sua consulta 51 3335-3388
recepcao@clinicamirabile.com.br
Rua Professor Langendonck, 117
CEP 90630-060
Bairro Petrópolis
Porto Alegre RS
Cadastre seu e-mail na newsletter
(C) 2017 Todos os direitos reservados - Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia do autor. Site desenvolvido por INVENTA Design
Subir para o topo